Whatsapp e Telefone: 11 40631440

Móveis para Salão de Beleza

Golpes em compras de móveis para salão

Evitando golpes ao comprar móveis de salão

Com o aumento das compras via internet, muitos profissionais do ramo da beleza tem sido alvos fáceis de golpistas, especialmente na compra de móveis de salão de beleza e maquiagem.

Os tipos de golpes no ramo de móveis de cabeleireiro

Seguem os três tipos mais comuns de golpes quando o profissional vai comprar os equipamentos para o salão de beleza.

“Gato por lebre” – Até entrega os móveis, mas…

Geralmente esse tipo de golpista atua em marketplaces, sites de classificados, etc. Costuma anunciar produtos, usando as fotos do concorrente, a um preço bem mais baixo. O profissional acredita que está comprando o mesmo produto a um valor menor que o oferecido na concorrência. Quando recebe os produtos, nota que eles são parecidos aos da foto, mas possuem acabamento ruim e componentes de má qualidade. Uma vez que o profissional tenha pago, é muito difícil o golpista devolver o dinheiro ou, pelo menos, prestar assistência.

Site falso de venda de móveis de salão

Desde 2018, começaram a pipocar na internet sites falsos de venda de autoclaves e equipamentos de estética. Depois de um tempo, estes sites começaram a ofertar também cadeira de cabeleireiro, barbeiro, maquiagem, etc.

Um dos sites que causou muito estrago era conhecido por “Nutrimed Saúde“. Além de usar o mesmo nome fantasia de empresas idôneas de outros ramos da saúde, os golpistas usavam um CNPJ real (sócios “laranjas”), com uma loja virtual de aparência relativamente organizada.

Evitando golpes ao comprar móveis de salão
Um dos sites de golpistas que mais causou estrago no mercado

Depois que este site foi fechado, os mesmos golpistas abriram diversos sites com layout similar e dados semelhantes. Vez por outra ressurgem com outro nome. Basta “bater o olho” nos sites e você vê que se tratam dos mesmos bandidos. Sempre oferecem produtos a preços muito menores que os praticados no mercado. Anunciam condições de frete e prazos de entrega muito melhores que os anunciados pelas empresas idôneas. Continuam a lesar consumidores, sendo que vemos muitas vítimas lamentando suas perdas financeiras em redes sociais e em sites de reclamações.

Instagram, Facebook e WhatsApp – A nova onda de golpes

Desde o início da pandemia da COVID-19, uma forma de golpes começou a ganhar muita força: os fraudadores criam perfis falsos de venda de móveis para salão, especialmente no Instagram. Além disso, costumam publicar anúncios no Facebook (em grupos e no marketplace).

Eles anunciam móveis de salão a preços muito menores que praticados no mercado. Não usam de forma aberta o nome de alguma empresa conhecida, porém, se a vítima os procura no WhatsApp, eles informam o CNPJ de alguma empresa idônea. Chegam inclusive, a fazer orçamentos usando o CNPJ daquela empresa! Prometem tudo que a vítima quer ouvir: entrega rápida, frete grátis (ou a um valor muito baixo), personalizações nos móveis, etc.

Na hora de efetivar o pagamento, passam para a vítima a chave PIX ou um link do PicPay, sendo que o titular da conta bancária que receberá o dinheiro é de uma pessoa física qualquer, um CPF, um parceiro dos bandidos. Uma vez feito o pagamento, os golpistas bloqueiam a vítima nas redes sociais.

Como não ser uma vítima destes golpistas?

CNPJ é um dado público – Qualquer um pode pegar e usar!

Você poder dizer por aí que é o Papa, a Rainha da Inglaterra, o Silvio Santos ou a Xuxa, mas isso não significa que realmente você seja um deles! Da mesma forma ocorre com as empresas! O CNPJ é um dado público, as empresas são inclusive obrigadas por lei a colocar essa informação em seus sites de venda. Qualquer um pode pegar esse CNPJ e dizer que é um vendedor, que é o dono da empresa, etc. Mas isso não significa que realmente a pessoa trabalha naquela empresa ou a representa!

Verifique QUEM vai receber o dinheiro antes de confirmar o pagamento

Antes de confirmar um pagamento de compras feitas na internet, verifique quem vai receber o dinheiro. No internet banking, no aplicativo, no caixa eletrônico ou até na boca do caixa, sempre há como saber quem será o beneficiário, ou seja, quem vai receber o dinheiro, antes de confirmar a transação.

Empresa honesta não usa contas em nome de Pessoa Física (CPF)

Se você notar que a conta que vai receber o pagamento do PIX, do depósito, do boleto é de uma pessoa física, de um CPF, não confirme o pagamento!

É ilegal uma empresa (CNPJ) receber seus pagamentos usando uma conta bancária de uma pessoa física (CPF). Ou trata-se de uma empresa “enrolada”, que não cumpre a lei, ou são estelionatários. Simples assim!

Não importa o que está escrito no boleto – confira na tela do banco!

Qualquer pessoa pode editar o nome e o CNPJ de um boleto bancário, com muita facilidade. O que importa é o que está escrito lá na tela do internet banking, do caixa eletrônico, do aplicativo, etc., antes de confirmar o pagamento. É esta a informação correta de quem vai receber o seu dinheiro. Se aparecer um CPF como beneficiário, não confirme o pagamento!

Explicamos: os bancos digitais usam boletos bancários para os correntistas colocarem dinheiro na conta. Os golpistas simplesmente editam o boleto e colocam os dados de uma empresa idônea. A vítima não confere o beneficiário antes de confirmar o pagamento e acaba depositando na conta de pessoa física usada pelos golpistas.

Como verificar um CNPJ de uma empresa

Você fez o pedido, o vendedor lhe informou um CNPJ, forneceu um boleto/conta/chave PIX, você fez a conferência e realmente é aquele CNPJ que irá receber o pagamento. Mesmo assim, você precisa verificar o CNPJ antes de fazer o pagamento.

O local ideal para fazer isso é direto no site da Receita Federal. Mas, o que você deve verificar ao fazer a consulta? Vamos usar como exemplo nosso próprio CNPJ. Preste atenção na imagem abaixo:

CNPJ de site honesto de móveis de salão.
Preste sempre atenção à data de abertura e ao CNAE

Para facilitar, destacamos em vermelho e numeramos os pontos que você precisa prestar atenção:

  1. Data da abertura da empresa: desconfie de uma empresa que tem uma data de abertura muito recente.

2. Verifique se a empresa é autorizada a vender móveis, se ela não é autorizada, é um indício grande de fraude.

Rolando a tela mais um pouquinho, você precisa prestar atenção em outros dois pontos:

Evitando golpes ao comprar móveis de salão
A empresa precisa estar “ativa” e ter capital social compatível

3. A empresa precisa estar cadastrada como “Ativa”. Se não estiver, não pode vender. Se estão tentando vender para você usando o CNPJ de uma empresa “Inapta”, “Baixada”, “Suspensa” ou “Nula”, é sinal claro de fraude.

4. Clique no botão “Consultar QSA”. Ali irá informar quem são os sócios e o dinheiro que foi injetado na abertura da empresa (capital social). Em uma das empresas usadas por um site fraudulento, consultamos o CNPJ e vimos que o capital social era de R$1.000,00! Pense um pouco: se uma pessoa injetou R$1.000,00 para abrir uma empresa, como ela vai fazer para atender um pedido de uma cadeira de cabeleireiro ou de um lavatório de salão, que custa mais do que isso? É óbvio que há algo de errado!

Um ponto em comum entre os tipos de golpes – você notou?

Sim, existe um ponto em comum entre os tipos de golpes que mostramos neste artigo e fizemos questão em deixá-lo em negrito quando o abordamos. Sempre os golpistas anunciam móveis de cabeleireiro a preços muito menores que os praticados no mercado.

Isso já é anunciado há mais de duas décadas pelos meios de comunicação, autoridades policiais e especialistas em segurança: ao comprar pela internet, sempre desconfie de preços muito abaixo dos praticados no mercado! Mesmo assim, golpistas conseguem atrair vítimas justamente usando a isca do preço baixo. Como isso é possível?

Nosso atendimento teve a oportunidade de conversar com algumas vítimas de fraudes destes falsos vendedores de móveis para salão. Em alguns casos, percebe-se uma ingenuidade da vítima. Mas, na maioria absoluta dos casos, fica claro que a motivação da vítima foi ganância, “olho grande” ou “querer levar vantagem”. Pode parecer antipático da nossa parte, mas essa é a dolorosa verdade!

Este perfil de pessoas acredita que uma empresa coloca seus preços lá nas alturas, de forma arbitrária, querendo explorar o quanto puder o pobre consumidor e conseguir lucros exorbitantes. Ela também acredita que o golpista é aquele herói que coloca os preços num patamar justo, que mostra como a concorrência é “capitalista malvadona”! No fim das contas, a vítima acaba se estrepando com o “herói”!

Não existem milagres: no ramo de móveis para salão, os custos dos componentes, dos insumos, dos salários, dos fretes, dos impostos, e até da margem de lucro, são todos similares! Se uma empresa está oferecendo um produto supostamente igual a um preço muito inferior ao do concorrente, alguma coisa está errada! Ou os componentes usados são inferiores, ou a empresa está sonegando impostos (e você terá dificuldades de ter garantia deste móvel no futuro), ou é um estelionatário que sequer vai entregar alguma mercadoria!

É possível você comprar móveis para salão de beleza na internet e receber um excelente produto, com um bom atendimento e a preços justos. Existem empresas honestas vendendo pela internet, sim, inclusive concorrentes da Maxibel! Não temos problema nenhum em admitir que existem concorrentes que também fazem um bom trabalho. Basta você tomar alguns cuidados e entender que tudo tem um custo, inclusive a qualidade, que você também terá uma excelente experiência nas compras on-line!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Envios para todo Brasil

Simule o frete e o prazo de entrega em nosso site

Garantia de Satisfação

Não gostou? Pode devolver! (veja condições no site)

Em até 10x sem juros

no cartão de crédito ou 10% de desconto no pix

Desde 2006 na Internet

A loja virtual mais antiga do ramo de móveis de salão